
Live 13.02.20 - Passo a passo para a saúde emocional nas empresas
Atualizado: 26 de fev. de 2020
Para quem prefere ler, deixo aqui meu artigo sobre o tema.
-------
É muito bom ver como o tema da Saúde emocional vem ganhando espaço entre gestores corporativos da áreas de negócio e de RH. Está cada vez mais claro que, para o nível de performance esperado dos colaboradores, não há como não olhar para a forma como o emocional impacta a vida de cada indivíduo.
E aí entra o grande desafio.
Nosso emocional funciona com regras completamente diferentes da nossa razão:
· Ele é atemporal : Não importa se algo ocorreu a 10 anos, o que ocorreu no passado gera impacto na nossa vida hoje.
· Mais de 90% dele está no inconsciente ou no subconsciente: Como é que se pode lidar com algo que a pessoa não sabe que está sentindo?
· Ele é não linear: a pessoa pode sentir raiva e prazer ao mesmo tempo, para não dizer uma infinidade de emoções que podem acontecer ao mesmo tempo.
Por isso resolvi escrever este artigo que fala um pouco do passo a passo que tenho aplicado nos meus clientes.
1. O primeiro passo é reconhecer o problema e o seu impacto.
Quando converso com os gestores, é unanime a concordância de que o emocional afeta a performance. A pessoa sabe disso pois sente na própria pele.
Mas se peço para nomear como isso afeta, a pessoa divaga.
É preciso trazer “pé no chão”.
- A produtividade do funcionário fica prejudicada SIM.
- Ele está tomando remédios para tentar dar conta do trabalho SIM.
- Ele está dormindo mal e isso o leva a trabalhar mal SIM
- Ele está custando muito mais para o plano de saúde e para a empresa SIM.
- Ele não vê satisfação real no trabalho e faz o mínimo necessário SIM.
Ou seja, se o gestor resiste a este olhar pragmático, raramente tomará uma atitude. Mas se isto é encarado e aceito, podemos passar para o passo 2.
2. Endereçar claramente o problema
Muitas vezes o gestor resiste por não ver uma solução palpável, óbvia e efetiva.
Antes de buscar uma solução, é necessário saber de algumas coisas.
Por mais que você veja que as pessoas em geral estão estressadas e agindo com um emocional pouco maduro em relação ao trabalho, não será a empresa inteira que precisará de cuidados.
Identificar claramente quem pode receber uma orientação e um treinamento e com isso gerar um grande impacto aos negócios é parte deste segundo passo.
Uma vez identificado quem o gestor quer que melhore, aí sim é preciso agir. E aqui é fundamental fazer a diferenciação do passo 3.
3. Diferenciar o que é Saúde Mental e Saúde Emocional.
A maioria das pessoas e artigos coloca todos estes temas de cuidados com a psique (o emocional) como Saúde mental.Eu classifico de forma diferente.
Saúde mental são condições clínicas diagnosticadas por médicos, tratadas por psicólogos e psicoterapeutas, que dizem respeito apenas ao indivíduo.
A saúde emocional trata de como lidamos ou não lidamos bem com o que sentimos. Nas empresas, o que mais vemos é este tipo de problema impactar a performance e deixar a pessoa em um constante estado de Luta/Fuga. Neste estado, ela não trabalha bem, não gerencia bem, não cria bem, não se relaciona bem com os colegas, não faz nada tão bem como poderia e é esperado dela.
E este tipo de orientação pode plenamente ser aprendido com treinamentos comportamentais específicos. E assim chegamos ao passo 4.
4. Buscar ajuda especializada para o ambiente corporativo.
A maioria das abordagens que tentam ajudar no tema emocional das empresas são criadas por terapeutas que não vivenciaram o dia a dia das áreas de negócio. Acabam fornecendo uma técnica (de meditação, de coach...) mas que acaba valendo mais para o indivíduo do que tendo um alinhamento com o objetivo específico de melhoria da performance.
O gestor tem receio também de gastar com algo que um tanto etéreo que ele nem conhece direito e tem dúvidas do resultado.
Neste cenário é que se torna muito importante checar a base que fundamenta a metodologia ensinada no treinamento para dar confiança de sua aplicabilidade. Quando isso é visto, e realmente se percebe o fundamento, o gestor se sente muito confortável em investir.
A boa notícia é que tudo isso já existe e está disponível.
Se tiver interesse é só chamar, será uma honra ajudar.
Grande abraço
Heitor G. Fagundes