Mapeamento de Saúde Emocional na empresa - Passo 1
Muitos “RHs” e gestores sabem da importância que é ter informações sobre a saúde emocional dos colaboradores.
É um assunto delicado, perguntar diretamente ao colaborador sobre sua ansiedade, remédios que toma, se dorme bem ou mal.
O colaborador também fica angustiado em saber que algo não está bem que seu desempenho está afetado, e não tem como falar com a empresa.
O problema é que essa questão surge quando já é tarde demais e o profissional já está à beira de um colapso, muitas vezes causando afastamento por saúde ou saída da empresa.
Depois do meu último texto, fui questionado sobre como sair deste dilema.
É preciso primeiro saber que existem ferramentas para lidar com este tema, e antes disso é importante saber que dois pilares são importantíssimos quando a empresa decide mapear o emocional do time.
1. A Comunicação:
O RH deve comunicar que está querendo criar programas estruturados para que a Saúde emocional da empresa como um todo melhore. Para isso precisa de informações e, com elas, irá sim desenvolver iniciativas que irão ajudar a todos.
2. A segurança para o colaborador
O colaborador deve saber que tudo que ele irá informar é confidencial, protegido por sigilo médico.
Temos constatado que os colaboradores ficam felizes e aliviados, pois percebem que a empresa não está fechando os olhos para a realidade e estão agindo e se preparando para ajudá-los.
Quem já passou por este processo pode comprovar que o vínculo com a empresa aumenta muito pois, no fundo, a pessoa sabe que poucas empresas tem este tipo de acolhimento e iniciativa.
Além disso, quando o profissional recebe algum tipo de cuidado, ele melhora muito sua condição de saúde e pode se dedicar ainda mais ao trabalho, com mais prazer e produtividade.
Veja mais no vídeo no Youtube: https://youtu.be/TyyA37Q-0vc
Siga, comente, questione!
No próximo texto eu vou contar um pouco mais sobre ferramentas para isso.
Até o próximo texto
Grande abraço
Heitor G. Fagundes
Psicoterapeuta e Consultor de empresas
