Mapeamento de saúde emocional – passo 3

Atualizado: Jul 9

Um dos grandes desafios dos líderes de RH quando se fala em fazer investimentos na saúde emocional dos colaboradores, é a capacidade de mostrar números, calcular um ROI, um retorno sobre o investimento.

É plenamente compreensível e muito saudável que os diretores questionem este tipo de informação, afinal, cada real investido tem que servir a melhoria dos resultados corporativos.

Ao me deparar com esta realidade, pude descobrir como resolvê-la. Sim, resolvê-la, pois sem uma solução clara e objetiva, não é possível dar um passo consciente na direção de mais saúde emocional e mais produtividade.

Descobri uma ferramenta muito poderosa que não apenas permite mapear diagnósticos de colaboradores de toda a empresa, mas também separar por área, por unidade e por cargo.

Com esta informação, fazer um plano de ação fica muito mais fácil e muito mais objetivo.

Se na UNIDADE A, os principais diagnósticos são Distimia e Transtorno de Estresse Pós Traumático, as ações serão totalmente diferentes da UNIDADE B, onde foi identificado Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Burnout.

Se 32% dos diretores e gerentes estão com Hipomania do Transtorno Bipolar (que aliás muitos podem ter e não saber) isso tem impacto direto no clima organizacional.

Se no departamento de produção existem 27% dos colaboradores com Transtorno de Adaptação, claramente a produtividade da empresa está sendo muito afetada, e não precisaria ser assim.

A questão que fica agora é: A empresa quer saber como está a saúde emocional dos colaboradores?

Algum gestor receoso pode dizer: “melhor não saber”.

Mas o fato é que, os números são apresentados, todos os gestores preferem saber, ainda que não façam nada.

Até porque, na plataforma que testei e uso (www.saude.vc), cada colaborador já recebe o seu diagnóstico potencial (a confirmação é apenas em uma consulta médica), e já começa a se cuidar. A empresa já tem um ganho imediato.

Mas a maioria percebe que, com números, é possível tomar atitudes simples que melhoram muito a produtividade.


Veja mais no canal Saude Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Amanha lançarei um vídeo com mais detalhes sobre este tipo de estudo.


Se quiser saber mais sobre como fazer este estudo na sua empresa, entre em contato aqui pelo site (formulário no rodapé).


Siga, comente, questione!

Até o próximo texto

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta e Consultor




0 visualização

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon