O que acontece quando o Líder não tem Saúde Emocional?

Muitas empresas estão focando no acolhimento emocional do time, principalmente neste retorno do isolamento.

Sem dúvida estas iniciativas são válidas pois todos passaram (e ainda estão passando) por momentos de muita incerteza.

Mas pouco se tem dado de atenção à Saúde emocional do time de liderança e a baixa saúde emocional dos gestores não somente tem características específicas como também tem um impacto maior em toda a empresa.

Os gestores têm responsabilidades maiores dentro da empresa, ganham mais e são mais cobrados. Internamente, assumir a liderança é um destaque, uma satisfação, mas também um desafio para o emocional. Um prazer, mas que tem um custo.

Muitos líderes se colocam em um papel de “super homem” (ou “super mulher”) tentando honrar este lugar de liderança que a empresa deu se sobrecarregando, mas poucos trabalham de fato a estrutura emocional necessária para isso. Com o tempo, esta sobrecarga emocional não reconhecida, gera comportamentos de agressividade, exigências impossíveis, desconexão da realidade, ansiedade e etc;

Isso tudo, sem contar este momento de pandemia, no qual as metas previstas e as incertezas são tão comuns

Por um lado, muitos líderes até fazem terapia ou algum tipo de autoconhecimento para buscar um equilíbrio, mas é raro algum fazê-lo para tratar especificamente dos desafios emocionais que o papel de liderança no trabalho traz. Usualmente, tratam de suas vidas pessoais. E muitos ainda nem isso fazem, continuam tentando bancar a “super pessoa”.

Não é a toa que temos vistos níveis altíssimos de Transtornos de ansiedade, Distimia, Pânico, burnout e outros entre líderes de empresas, que muitas vezes nem tinham consciência de que estavam passando por isso (as doenças emocionais muitas vezes são “invisíveis”)

É por isso que faço este alerta, para que a empresa busque formas de cuidar especialmente do Emocional dos Líderes, no que se refere ao dia a dia de trabalho. Muitas vezes o líder não busca apoio e é importante ter algo pensado e planejado para eles.

Veja mais no canal Saúde Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Siga, comente, questione!

Até o próximo texto

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta

Consultor de Saúde emocional




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon