top of page

Os Impactos da Falta de Saúde Emocional nos Líderes: Consequências para a Empresa e para o Próprio.

Atualizado: 21 de mai. de 2023

O acolhimento emocional da equipe tem sido uma prioridade para muitas empresas, especialmente durante a transição do isolamento. Essas iniciativas são valiosas, uma vez que todos passaram por momentos de incerteza significativos.


No entanto, pouco tem sido dito sobre a saúde emocional dos líderes e o impacto que sua baixa saúde emocional pode ter em toda a empresa. Os gestores enfrentam responsabilidades ampliadas, salários mais altos e maiores pressões. Assumir uma posição de liderança é gratificante, mas também representa um desafio emocional. É um privilégio, mas que tem um custo.


Muitos líderes adotam uma postura de "super-herói" ao tentar corresponder às expectativas da empresa, sobrecarregando-se emocionalmente. No entanto, poucos investem efetivamente na construção de uma estrutura emocional adequada para lidar com essa carga. Com o tempo, essa sobrecarga emocional não reconhecida leva a comportamentos agressivos, expectativas impossíveis, desconexão da realidade, ansiedade e muito mais.


E isso sem mencionar o atual contexto de pandemia, onde metas e incertezas são comuns.


Embora alguns líderes busquem terapia ou algum tipo de autoconhecimento para encontrar equilíbrio, raramente o fazem para tratar especificamente dos desafios emocionais que o papel de liderança traz no trabalho. Geralmente, a terapia é voltada para suas vidas pessoais. E muitos ainda tentam assumir o papel de "superpessoa" sem buscar qualquer tipo de apoio.


Não é surpresa, então, que estejamos testemunhando níveis alarmantes de transtornos de ansiedade, distimia, pânico, burnout e outros problemas emocionais entre os líderes empresariais, muitas vezes sem sequer perceberem que estão enfrentando essas dificuldades (afinal, as doenças emocionais muitas vezes são "invisíveis").


É por isso que trago esse alerta: as empresas devem encontrar formas de cuidar especificamente da saúde emocional de seus líderes no contexto do dia a dia de trabalho. Muitas vezes, os líderes não buscam apoio por conta própria, então é importante ter estratégias pensadas e planejadas para eles.

Siga, comente, questione!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page