O time até que está segurando bem o emocional! Será?

Estes dias estava falando com um gerente de RH que me disse que não achava que os colaboradores pudessem estar com algum tipo de problema de saúde emocional.

Um detalhe importante: Todos haviam migrado para Home office, ele inclusive.

Aquilo me chamou a atenção.

De fato, o trabalho em casa mudou muito a relação dos gestorescom os colaboradores. As pessoas se veem apenas durante as video-calls. Não dá mais para ter um “feeling” de como o clima da empresa está.

São “pílulas” de contato, nas quais o colaborador, naturalmente, irá deixar de lado seus problemas e focar no trabalho, fazendo com que o gestor tenha esta percepção.

Mas a realidade é bem outra. Todos os colaboradores em home office estão passando por mudanças muito impactantes no seu emocional. Não possuem mais o “refúgio” do ambiente profissional, estão incertos quanto ao futuro, muitos aumentaram seu nível de endividamento por causa das reduções de salário.

Os níveis de ansiedade (que já eram altos) estão aumentando cada vez mais. E aí é que entra um outro fator importante quando falamos de Saúde emocional.

São doenças “invisíveis” que a pessoa acredita que pode “esquecer” que existem, principalmente no trabalho. Como o colaborador depende do salário, ele faz um grande esforço de “segurar a onda”, ou seja, reprimir sua ansiedade, depressão, inseguranças, TOC...

Isso vai causando uma bola de neve no interior da pessoa, mas para o gestor “está tudo bem”, afinal, ela não está demonstrando nenhum problema.

Por isso faço este texto para que nenhum gestor se engane. O time provavelmente está mal, muito mal, e ignorar esta realidade já está custando alto para sua empresa (veja o texto sobre o custo da saúde emocional).

Veja mais no canal Saúde Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Siga, comente, questione!

Até o próximo texto

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta

Consultor de Saúde emocional


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon