Os comportamentos destrutivos no trabalho e como transformá-los.

Poucas pessoas percebem que o comportamento é um pilar da produtividade pessoal e da equipe.

Se você analisar, quase tudo que acontece fora do esperado tem a ver com alguém que se comportou de uma forma não produtiva e/ou imatura.

É comum evitar falar a respeito de treinar o comportamento, pois para algumas pessoas seria como trata-los como crianças, alguns entendem que treinar este aspecto seria algo equivalente ao mau comportamento.

As empresas criam regras rígidas e claras, que dizem que os colaboradores são “livres para criar” dentro destas regras.

O caminho que proponho não é este. É necessário compreender o comportamento humano para que ele possa ser transformado de negativo, imaturo e improdutivo em positivo, maduro e muito, mas muito mais produtivo.

Para isso, separei os 3 tipos de comportamento negativo e a qualidade que eles “escondem”

1. Comportamentos Agressivos :

São pessoas que “não levam desaforo para casa” e/ou que não simplesmente “deixam para lá”.

Estas pessoas, quando incomodadas, partem para cima de quem as incomoda ou agridem a si mesmas.

Vou explicar.

É comum identificarmos as pessoas agressivas quando elas reclamam para fora. Gritam, xingam, batem na mesa. Elas “fazem” barulho. Nas empresas, porém a maioria delas já notaram que isso cria uma imagem ruim. Assim, quem tem este tipo de forma de agir, Bate, grita e xinga para dentro. Normalmente falam internamente:

“Este trabalho não me serve”, “Aqui não é bom”, “Acho que no fundo a culpa é minha”. Em resumo, agridem a si mesmos como se tivessem um chicote nas mãos.

Por traz deste comportamento negativo, estas pessoas tem uma forte qualidade de disposição, liderança, engajamento. Elas não deixam a “peteca cair” e não ficam paradas quando algo precisa ser feito.

2. As pessoas que se Submetem facilmente.

São pessoas que obedecem sem questionar as regras, as leis, os chefes, os comandos, mesmo quando isso não é o melhor nem para ela nem para a empresa. No fundo, estas pessoas aprenderam que, se forem corretas, se obedecerem, tem a chance de conseguir o que querem (reconhecimento, atenção, uma promoção).

O problema é que elas não se mostram como são. É um disfarce que só ela acha que os outros não veem. No fundo a pessoa é um “puxa-saco”, mas ela mesmo se dá o nome de “obediente, respeitadora da hierarquia”.

Acabam até recebendo alguma atenção e conseguindo algo, mas é muito menos do que se elas se mostrassem na qualidade que este tipo tem.

Por traz do comportamento negativo está a capacidade de não se revoltar com pouca coisa, escutar e acolher a opinião de várias pessoas buscando uma forma de unir a todos, retirando o que é supérfluo e ajudando a cada um a focar no essencial. É uma qualidade maravilhosa.

3. Quem se “afasta” ou “se retira” mesmo estando de “corpo presente”

São aqueles que, quando algo começa a ficar emocional demais, ilógico ou “quente” demais, se estão inseguros com o tema, eles se desconectam do assunto. Parece que foram para a lua.

Este tipo confia completamente na sua razão, na lógica, nos indicadores, mas tende a achar que isso é solução para tudo. Chega, lá no fundo, a se achar muito melhor do que os outros dois tipos e acaba se distanciando de todos. Ele sabe que, se vier a se expor, pode ser “desmascarado”.

É muito prejudicial para ele na empresa pois, cada vez mais, precisamos trabalhar em equipe e conectados as outras pessoas e isso é desafiante para eles.

A qualidade que os retirados têm é da observação objetiva. Quando bem treinados, eles conseguem se manter centrados em uma situação quente, onde todo mundo está perdendo a cabeça ou se submetendo e consegue trazer ordem para a situação.

Em resumo, todos temos comportamentos negativos e é plenamente possível transformá-los.


Deixo aqui um video no qual exploro mais um pouco este assunto: https://youtu.be/vwdrObAkaw4

Até o próximo texto.

Grande abraço

Heitor G. Fagundes



0 visualização

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon