Relacionamento interpessoal nas empresas e o impacto no comportamento.

Hoje vou trazer um pouco de conteúdo técnico sobre o relacionamento interpessoal. São algumas informações básicas, que vão te ajudar muito a entender por que as vezes você reage a certas pessoas de uma forma que você nem entende bem.

Sabe aquela pessoa que “não desce”? “Te incomoda” e “te irrita”.

No dia a dia corporativo é muito comum termos pessoas assim e que acabamos racionalizando, deixando para lá, porém ficamos com uma sensação desagradável sempre que precisamos trabalhar com tal pessoa.

Essas sensações vêm acompanhada de duas frases

1) "Não me sinto bem perto da pessoa porque ela é xxxx”

Ou seja, você define uma característica de como a tal pessoa é.

Aqui vem o primeiro conceito técnico. A pessoa não “é” de tal jeito. É a sua psique que interpreta características e constrói uma imagem do que a pessoa é. Uma forma fácil de identificar isso é saber que outras pessoas podem achar a pessoa muito diferente do que você acha. Os amigos dela talvez não vejam nada do que você vê e acredita tão claramente que é a “verdade” sobre ela.

O nome disso é subjetividade. Para você, a pessoa realmente “é” de tal jeito, mas é só para você que ela é assim. Sabendo disso, quando estiver com ela ou com outras pessoas, observar outras características do fulano(a) que as pessoas observam e você não.

2) "Essa pessoa me faz ter atitudes que me arrependo depois."

Muitas vezes reagimos à pessoa não por quem ela é, mas pelo que nós projetamos nela.

Nosso inconsciente pode tomar algumas características da tal pessoa e “colar” a imagem de outra, com quem temos uma história muito mais desagradável. Pode ser um ex-relacionamento, um pai, mãe, irmão... nada disso é consciente, mas ainda assim gera muita confusão nos relacionamentos interpessoais.

Quando isso acontecer, de um modo que você mesmo não se reconhece, considere a hipótese e se questione: Qual característica desta pessoa me desagradou tanto? Quem mais na minha história de vida agia assim ou tinha características similares a esta pessoa.

Você vai perceber grande parte das vezes que a sensação de incomodo pode ser com uma pessoa do passado.

Tem mais no vídeo no youtube :

https://youtu.be/wLBoczXNYEs

Até o próximo texto.

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta


0 visualização

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon