RH é lugar de terapia?

Neste últimos dias tenho falado com alguns RHs de pequenas e médias empresas, que me relataram que vem precisando dar algum tipo de suporte emocional aos colaboradores.

Por um lado, percebi a empolgação em ter conseguido, muito graças à pandemia, autorização para criar um espaço de acolhimento emocional aos colaboradores. Aparentemente a alta gerência ter se aberto para estas iniciativas.

Também acredito que que faz parte de todos os profissionais de RH, querer ajudar aos colaboradores, mas achei importante escrever este texto para trazer alguns alertas.

Nem sempre oferecer um “ouvido amigo” é a melhor forma de ajudar quem está passando por desafios emocionais. Existe um limite tênue entre trazer um acolhimento e “aliviar demais” uma crise que a pessoa precisa viver para finalmente buscar ajuda pelas próprias forças.

É algo que aprendemos muito na formação como psicoterapeutas: o desconforto emocional é muitas vezes a crise necessária para que a pessoa cresça. Um profissional de RH sem formação específica no atendimento clínico pode achar que “se a pessoa saiu mais calma”, ele ajudou. Na verdade, pode ter interrompido um processo importante que levaria a pessoa a buscar a ajuda que efetivamente a faria melhorar.

É comum que nestes casos, a pessoa volte para casa um pouco aliviada, mas sem uma mudança estrutural na sua psique. Assim, passa um tempo e ela volta a apresentar problemas, muitas vezes em um estado mais grave. Pode até voltar a pedir ajuda ao RH, mas este vira uma muleta.

Esta situação sobrecarrega o RH e não resolve o problema de fato.

Sugiro que quem quer ajudar os colaboradores, e ganhou espaço para isso na empresa (o que é ótimo), abra sim esta porta, mas foque em encaminhar o colaborador para receber ajuda especializada e pessoal para o caso dele.

Assim o colaborador é acolhido, mas percebe que terá que fazer seu caminho de melhoria por conta própria. Nada é mais digno do que a autorresponsabilidade.

Veja mais no canal Saúde Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Siga, comente, questione!

Até o próximo texto

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta

Consultor de Saúde emocional


3 visualizações0 comentário

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon