Transição de carreira: Passo 2 – Saiba suas motivações para mudar.

Atualizado: Mai 25

Você sabe porque quer fazer uma transição de carreira?


Neste texto vou expor um pouco de como funciona o seu inconsciente e como é importante saber o que está se passando nele para fazer uma transição de carreira com menos custo e mais efetividade.

Sempre que nós desejamos algo, na base deste desejo existem motivações. Algumas destas motivações são positivas e saudáveis.

Você já investiu tempo e dinheiro em algo, que você achava que ia dar um super resultado e depois percebeu que teve que se contentar com muito menos do que você esperava, ou até mesmo assumir um prejuízo grande?

Provavelmente existiam motivações negativas inconscientes que você não percebeu e que afetaram a eficiência das suas decisões.

Não é certo nem errado ter motivações negativas, mas é importante saber que você as tem para poder lidar com elas. Como identificar?

Motivações positivas estão relacionadas com a sua busca pessoal de ser mais feliz, de colocar no mundo os dons e talentos que você tem e servir às pessoas com o que você tem de melhor. Você as identifica pelas emoções de entusiasmo, alegria, prazer que elas trazem.

Motivações negativas estão relacionadas com a vontade de fugir de uma situação desconfortável (na carreira atual, por exemplo) ou de não encarar desafios emocionais aos quais você está sendo exposto. Ou talvez você queira uma nova carreira na qual possa “aparecer” mais, ter mais “status”.

Quando você foge ou nega estas situações, e usa o fato de que fazer uma transição de carreira “está na moda”, aquilo que você não lidou na carreira atual, seguirá com você na nova. Você vai tentar e cair várias vezes até perceber que está com a motivação errada.

Estas motivações negativas nem sempre são claras. Seu inconsciente esconde elas de você, mas é possível perceber que elas estão aí pelas emoções de ansiedade, angústia e insegurança que você sente ao pensar em mudar de trabalho.

Como falei, todo mundo tem as duas, mas ninguém quer olhar para as motivações negativas (as vezes é necessário ajuda externa para isso). Mas neste texto estou alertando que, se você as ignorar, uma hora elas vêm à tona, muitas vezes destruindo investimentos importantes e te jogando “casas para trás no jogo da sua mudança”.

Outro alerta importante é que, ao olhar para suas motivações positivas, você pode refletir se você precisa mesmo mudar de carreira ou de trabalho para atende-las. Tem pessoas que precisam mesmo mudar, mas tem muita gente que pode atender à todas as motivações positivas que tem, mantendo um hobby ou um projeto paralelo por anos.

Veja mais no vídeo no Youtube :

https://youtu.be/7oBNYyNLIGE?sub_confirmation=1

Gostou até aqui?

No próximo texto tem mais.

Até lá

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta

5 visualizações

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon