Transição de carreira: Passo 8 – Começando na nova carreira
Atualizado: 27 de Mai de 2020
Agora que você está começando sua nova carreira eu gostaria de te dar duas dicas.
A primeira: É muito importante que você mantenha um suporte para o seu emocional. Neste momento, principalmente no início, muitas coisas acontecem que você não espera você não tem mais a empresa ou o trabalho anterior para te “sustentar”.
Quando você começa, principalmente se começar algo seu, autônomo, é muito comum se sentir só e a tendência é racionalizar os problemas, buscar estratégias externas sem parar para pensar com calma.
Muitas vezes surgem frases e dúvidas como:
- “Nossa, mas eu estou seguindo meu propósito, porque este problema está acontecendo?”
ou ainda
- “Mas eu fiz tudo que os livros e os experts mandam, porque não está dando certo?”
Uma pessoa isenta, que conhece as armadilhas emocionais do auto boicote e outras formas que o inconsciente usa para detonar seus planos de mudança, vai te ajudar a olhar para suas próprias incongruências e trapaças consigo mesmo, e assim conseguir te ajudar a achar o rumo para não tropeçar mais naquele tema.
Se você tentar fazer isso por si mesmo, tentar resolver questões da sua mente usando a sua própria mente por exemplo, é equivalente pedir para o lobo cuidar das ovelhas.
E a segunda dica é sobre os seus amigos e contatos da carreira que você está deixando.
Muitas vezes, na ansiedade de se estabelecer e ser visto na nova profissão, você pode ir tentar apresentar-se como opção aos seus amigos de antes (Afinal, eles te conhecem).
Mas o problema é que eles te conhecem na profissão anterior. A pessoa não vai mudar assim de percepção sobre você tão rapidamente.
A menos que sua nova carreira seja muito próxima ou uma extensão da carreira anterior, minha sugestão é que você busque se estabelecer com novos contatos, novos clientes, e se estabeleça sem os amigos de antes.
Quando você estiver estabelecido, retorne a eles com boas novas e confiança. Eles provavelmente ainda demorarão um pouco para te aceitar na nova profissão, mas se você estiver seguro e embasado por outros clientes, os amigos de antes que realmente se interessarem terão confiança em você.
Assista mais no vídeo no Youtube:
https://youtu.be/-TqqBZj9U00
E com isso finalizamos esta série de 8 textos sobre transição de carreira. Espero que estas reflexões te ajudem de alguma forma.
Se precisar de alguma ajuda a mais é só entrar em contato.
Desejo muito sucesso na sua transição de carreira.
Até lá
Heitor G. Fagundes
Psicoterapeuta
