top of page

Transição de carreira: Passo 3 – Estrutura emocional

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Você está pronto para enfrentar os desafios emocionais que uma transição de carreira pode trazer? Essa pergunta assusta você? Ou você bate no peito e diz: Claro que estou! Adoro desafios.


Mas há apenas uma maneira de descobrir se você está realmente preparado emocionalmente.


Por quanto tempo você tem se dedicado ao estudo e exploração de suas fragilidades emocionais? Quanto você realmente conhece sobre seus bloqueios e autossabotagens emocionais e inconscientes? Se a resposta for "pouco", você ainda não está preparado.


Por que digo isso?


Você tem (assim como todo mundo, mas estou falando especificamente com você, certo?) uma parte de seus defeitos no seu inconsciente. Eles são feios e desagradáveis. A vontade de ser melhor que os outros, seus medos, teimosias e outras fragilidades.


Durante uma transição de carreira, algumas dessas fragilidades virão à tona. Como?


Aquele plano perfeito, aquela estratégia supercalculada com base em toda a sua valiosa experiência profissional anterior, em alguns momentos não dará certo. Você não saberá o motivo e tentará repetidas vezes, fazendo ajustes externos sem sucesso.


Além disso, as amizades e relacionamentos que te admiravam na carreira anterior serão abalados, mas não necessariamente perdidos. O abalo é necessário para o seu crescimento.


Você pode estar se perguntando: É realmente necessário passar por tudo isso? Não é possível apenas mudar de trabalho?


Você pode tentar, mas tenha certeza de que pagará um alto preço em dinheiro e tempo. A autossabotagem inconsciente é uma das forças mais poderosas que impedem a mudança. Ela reside em você, mas cria situações externas. Esse tema é amplamente estudado em formações psicológicas e, no entanto, poucas pessoas o levam em consideração. Você toma atitudes que prejudicam seus planos, muitas vezes sem sequer perceber. E isso dói.


Observe que todos que realizam uma transição de carreira bem-sucedida, em algum momento, buscam ajuda para lidar com suas emoções. Se você começar assim, otimizará muitas coisas no processo.


Além disso, o processo de fortalecer sua saúde emocional traz dois grandes benefícios:


1. Sua saúde emocional melhora em todas as áreas de sua vida (não apenas na transição de carreira).

2. A escolha de sua nova carreira e a forma como você lida com a transição se tornam mais claras, pois você não decide apenas com base em impulsos mentais, mas sim na união entre mente e emoção. Isso é extremamente poderoso.


Portanto, avalie e reflita. Você já começou a aprender a lidar com suas emoções?


Assista ao vídeo no YouTube para saber mais: https://youtu.be/OckUuLrlN1s


Está gostando até agora?


No próximo texto, haverá mais informações.


Até lá,


Heitor G. Fagundes

Terapeuta


8 visualizações2 comentários
bottom of page