top of page

Transição de carreira: Passo 4 – Qual a nova carreira?

Atualizado: 21 de mai. de 2023

A decisão da nova carreira é um dos passos fundamentais para uma transição de carreira. Imagine passar anos se dedicando a algo para depois descobrir que não era nada daquilo.

E é por isso que antes de chegar neste passo, tivemos que passar pelos outros três:

1) Tempo: para você não fazer nada com pressa.

2) Motivação: para você não mudar parar “fugir” e sim para “crescer”.

3) Preparo emocional: para você saber lidar com o impacto emocional de uma transição.

Estes três pilares, porém, são a base para que você seja capaz de “sentir” a nova carreira.

No meu caso, em 2011 foi quando eu senti que precisava mudar, comecei a preparar meu emocional em 2012 e pude “sentir” em um lugar profundo dentro de mim que ser psicoterapeuta era o que eu iria fazer.

É uma certeza que é difícil de explicar, mas é algo real.

Só é possível tê-la, de forma consciente, se você a buscar, e esta busca precisa de abertura para um novo olhar sobre si mesmo.

Por outro lado, quando você sente esta certeza, você está pronto para superar qualquer desafio e isso será fundamental, pois uma transição vai exigir muito de você.

Você estará indo ao encontro do seu potencial, que está oculto por muitas camadas emocionais inconscientes, que guardam histórias difíceis de encarar. Estas dores internas se refletirão em situações externas no seu caminho de transição.

Você terá que lidar com suas ilusões, ego, medos, inseguranças. Coisas que você, na carreira na qual já está estabelecido, não lida a muito tempo.

Eu só consegui ultrapassar o que era necessário, com muita ajuda profissional, sem a qual eu nunca conseguiria me encarar de verdade. Mas este é um dos melhores ganhos colaterais que uma transição de carreira tem. Você aprende que tem dentro de si muito mais força, coragem e qualidades do que naquela zona de “pseudo-conforto” na qual você trabalha só para cumprir suas obrigações e ser uma “boa pessoa”.

Assim, se você quer começar, serão muitos desafios, pode ter certeza. Mas se seu chamado para mudança vem do fundo da sua alma, valerá a pena. Tudo que acontecer servirá para seu crescimento pessoal e nada satisfaz mais o ser humano adulto do que viver no mundo conectado ao que acredita no fundo de si.

Veja mais no vídeo no Youtube:

https://youtu.be/isuiQQmc9qY

Gostou até aqui?

No próximo texto tem mais.

Até lá

Heitor G. Fagundes

Terapeuta



2 visualizações0 comentário
bottom of page