top of page

Transição de carreira: Passo 7 – Avisando a empresa atual.

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Agora que você passou por todos os seis passos anteriores ou até já começou a atuar na nova carreira, surge a questão de quando é o momento certo para pedir demissão da empresa em que trabalha. Neste texto, quero apresentar uma perspectiva diferente.


É comum as pessoas pensarem que devem pedir demissão assim que decidem seguir por um novo caminho. No entanto, gostaria de sugerir uma abordagem planejada.


A empresa conta com você nos projetos atuais, e mesmo que seu coração já esteja mais voltado para a nova carreira, uma saída planejada traz diversos benefícios.


Quando você comunica seus planos à empresa, após ter estabelecido sua segurança interna na nova carreira, é possível definir, em conjunto, o melhor caminho para sua saída.


Assim, a empresa não ficará desfalcada e reconhecerá sua postura profissional. Uma saída positiva pode render ótimos contatos para sua futura carreira.


Além disso, se a empresa estiver enfrentando a necessidade de demitir funcionários, ao informar que você pretende sair, ela pode optar por demiti-lo e manter outro colaborador, o que acaba salvando o emprego de um colega.


O mais interessante é que, ao passar mais tempo na empresa sabendo que você pretende sair, sua relação com o trabalho atual muda completamente.


O medo de ser demitido desaparece. Algumas pessoas podem achar que isso as tornará profissionais piores, preguiçosos ou desrespeitosos. Porém, se você está seguindo seu projeto de vida, seu desejo é que todos reconheçam o ótimo profissional que você é, mesmo que não se preocupe em perder o emprego.


Seus superiores verão que você continua ativo e disposto a trabalhar, o que contará muito a seu favor.


Ao mesmo tempo, você perceberá que esse "medo de perder o emprego" afetava sua disposição e produtividade.


Portanto, ao chegar a este sétimo passo, recomendo que tenha uma conversa franca e profissional com seu superior, avisando sobre seus planos e mostrando-se aberto para ouvir sugestões sobre como evitar prejudicar a empresa.


Assista ao vídeo no YouTube para saber mais: https://youtu.be/A8wI2vwQLgQ


Está gostando até agora?


No próximo texto, teremos mais informações.


Até lá,


Heitor G. Fagundes

Terapeuta




6 visualizações0 comentário
bottom of page