top of page

Transição de carreira: Passo 8 – Começando na nova carreira

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Agora que você está dando os primeiros passos na sua nova carreira, gostaria de compartilhar duas dicas importantes.


A primeira dica é que você mantenha um suporte emocional para si mesmo. Neste momento, especialmente no início, muitas coisas acontecem de forma inesperada, e você não tem mais a estrutura da empresa ou do trabalho anterior para te amparar.


Quando você começa, especialmente se estiver empreendendo algo por conta própria, é comum sentir-se solitário e a tendência é buscar soluções externas de forma incessante, sem realmente refletir com calma.


Muitas vezes, surgem frases e dúvidas como:

- "Estou seguindo meu propósito, por que estou enfrentando esse problema?"

ou ainda

- "Fiz tudo o que os livros e os especialistas recomendam, por que não está dando certo?"


Ter alguém imparcial, alguém que conheça as armadilhas emocionais do autossabotagem e as artimanhas que o inconsciente utiliza para minar seus planos de mudança, pode te ajudar a enxergar suas próprias contradições e enganos, e assim encontrar o caminho para superar esses obstáculos.


Se você tentar resolver essas questões mentais por si mesmo, usando apenas sua própria mente, é como pedir para o lobo cuidar das ovelhas.


A segunda dica é sobre seus amigos e contatos da carreira que você está deixando para trás.


Muitas vezes, na ânsia de se estabelecer e ser reconhecido na nova profissão, você pode tentar se apresentar como uma opção para seus antigos amigos (afinal, eles te conhecem).


No entanto, o problema é que eles te conhecem na profissão anterior. A percepção deles sobre você não mudará tão rapidamente.


A menos que sua nova carreira esteja intimamente ligada à anterior ou seja uma extensão dela, minha sugestão é que você busque construir relacionamentos com novos contatos e clientes, estabelecendo-se sem depender dos amigos antigos.


Quando estiver consolidado, compartilhe com eles suas conquistas e confiança. Provavelmente, ainda levarão algum tempo para aceitá-lo na nova profissão, mas se você estiver seguro e respaldado por outros clientes, os amigos verdadeiros que se interessarem terão confiança em você.


Assista ao vídeo no YouTube para mais informações: https://youtu.be/-TqqBZj9U00


E assim concluímos esta série de oito textos sobre transição de carreira. Espero que essas reflexões possam ser úteis de alguma forma.


Se precisar de mais ajuda, não hesite em entrar em contato.


Desejo muito sucesso na sua transição de carreira.


Até lá,


Heitor G. Fagundes

Terapeuta


8 visualizações0 comentário
bottom of page