Transtorno de Ansiedade Generalizada, e o impacto na Produtividade.

Falar de saúde emocional e produtividade apresenta alguns desafios. Recentemente eu estava apresentando um relatório do mapeamento de saúde emocional em uma empresa no qual o segundo transtorno de saúde emocional mais prevalente era o de Ansiedade Generalizada.

O gestor disse que entendia o que era. Sim, ele sabia o que era ansiedade, mas estava longe de saber o que era o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

O TAG é reconhecido por ansiedade e preocupação excessivas, presentes por pelo menos seis meses sobre diferentes atividades rotineiras que mudam com o tempo.

É aquela pessoa que já a bastante tempo tem o comportamento de começar uma atividade que está ansiosa ou preocupada para terminar, e logo já está preocupada com outra atividade, além de preocupações simultâneas com temas pessoais ou familiares.

A pessoa tem sintomas de

Agitação ou sensação de nervosismo ou tensão

Cansaço fácil

Dificuldade de concentração

Irritabilidade

Tensão muscular

Alterações do sono

Ou seja, uma pessoa com TAG tem uma doença, mas ao mesmo tempo não são todos os diagnosticados com ansiedade que tem TAG.

Fica claro que a pessoa nesta condição impacta diretamente na produtividade da empresa. Ela entrega muito menos do que poderia se cuidasse do assunto, e costuma também impactar as pessoas ao seu redor.

Sua ansiedade pode fazer com que cobre excessivamente colegas de trabalho, e sua irritabilidade impacta o ambiente.

O caso mais grave pode se desenrolar em ocasiões em que o gestor deste colaborador com TAG nem imagina que o problema pode ser este, e não importa como ele tente agir, seja compreensivo, empático ou qualquer coisa assim. O colaborador precisa ser orientado.

Ter informações sobre o problema é um grande trunfo para você gestor, atuar de forma adequada certamente significará o aumento de produtividade da sua equipe. Não faça parte da MINORIA que apreciam este tema com receio e ceticismo, este texto não fala sobre o futuro próximo, este é o PRESENTE.

Ajuda especializada é a resposta pra tudo isso, temos muito trabalho a fazer.

Veja mais no canal Saúde Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Siga, comente e questione!

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta e consultor de Saúde emocional para empresas




0 visualização

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon