Transtornos de adaptação: Quando é que são um problema no trabalho?

Transtornos de adaptação estão ligados a como um indivíduo se adapta quando uma situação inesperada desagradável acontece. A perda de um emprego, o falecimento de alguém ou problemas financeiros, por exemplo.

Existem reações naturais de tristeza e angústia nestes momentos, mas quem está sofrendo de TA tende a reagir de forma exageradamente ansiosa, deprimida ou com comportamentos inadequados (de acordo com a cultura na qual a pessoa está inserida).

Na carreira o prejuízo pode ser grande. O colaborador pode começar a “se desculpar” da sua falta de performance ou agressividade exagerada, por exemplo, por causa do trauma sofrido. Os colegas e gestores podem até entender por um tempo, mas se isso perdura por meses, pode gerar consequências.

Em geral se o seu comportamento está ainda muito abalado após 3 meses do evento desagradável, é importante fazer uma avaliação com um psiquiatra ou psicoterapeuta.

Muitas vezes, apenas algumas sessões nas quais você poderá conversar com alguém a respeito do que ocorreu, serão suficientes para te ajudar a encontrar o equilíbrio perdido. Se não forem, o profissional poderá avaliar a necessidade de um tratamento mais profundo.

De qualquer forma, neste momento de pandemia e tantas mudanças e instabilidades, pode ser o momento adequado para você fazer uma análise do impacto que tudo isso está trazendo para sua vida.

O mais comum é as pessoas tentarem lidar com estas crises “por conta própria”, sem ajuda, o que muitas vezes é contraproducente.

Você pode até achar isso nobre ou dizer “eu aguento”, mas quem busca ajuda ganha uma grande clareza dos seus limites e até de oportunidades que não que passam desapercebidas em momentos de crise.

Do ponto de vista do RH, é muito importante que a equipe esteja atenta ao emocional e ao comportamento dos colaboradores. A pandemia e a quarentena podem ser muito traumáticas para muitos, e como ela dura meses, os efeitos sobre o time podem ser grandes.

A recomendação é que o RH se mantenha aberto sobre os impactos de saúde emocional deste momento e que o colaborador busque ajuda caso não esteja conseguindo se adaptar bem a nova realidade.

Veja mais no canal Saúde Emocional nas Empresas. https://www.youtube.com/channel/UCntmnQjA0tc6DvXKMDW1Mhg/

Siga, comente, questione!

Até o próximo texto

Grande abraço

Heitor G. Fagundes

Psicoterapeuta

Consultor de Saúde emocional



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Heitor G. Fagundes. 

SAUDE.VC Serviços para Consciência

R. MMDC 217 São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • LinkedIn ícone social
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • Black Facebook Icon